Análise Gráfica em VALE3

Gostou ? Compartilhe !

Suportes e resistências na VALE3

 

Recentemente fiz um vídeo no meu canal, falando um pouco sobre suporte e resistência na VALE3. No caso usei o gráfico mensal para marcar os pivôs e assim, visualizar no gráfico semanal a curva de candles junto a esses preços. Marcando esses preços em um gráfico com unidade de tempo maior (como o mensal, por exemplo), sugere mais segurança ao observá-los em unidades menores de tempo, como o gráfico semanal e diário (inclusive o intraday).

 

Preços e indicadores na VALE3

 

Análise Técnica VALE3 (suporte e resistência)

 

No caso marquei R$53,24 (resistência) e R$47,16 (suporte), esses devem ser os preços “pivô” durante algumas semanas. Observe a consistência dos preços marcados em um gráfico como o semanal, por exemplo (onde, obviamente, há mais pontos em comum com preços pivôs). Para o gráfico semanal e diário, portanto, temos mais condições de analisar a relação da curva de candles com a média móvel e indicadores.

Para a VALE3 e no caso, neste estudo específico que uso no tradingview,  há o OBV (para medir saldo de volumes, um bom indicador para verificar entrada de volume) e RSI (Índice de Força Relativa). No caso chamo o IFR de “positivo” por este se encontrar acima de sua média, apenas uma convenção. OBV pode revelar uma certa entrada (aumento de volume nos candles de alta), mas essa alteração é pequena.

Lembrando que neste artigo não há qualquer recomendação de investimento na VALE3, sendo apenas um estudo do comportamento de preços da ação da Vale, cotada na B3.

 

A Vale tem tomado o noticiário por conta de notícias alarmantes e envolvendo tragédias, como do município de Brumadinho (em Minas Gerais). E’ uma empresa diretamente correlacionada com o mercado de minério de ferro, tendo seu mercado alavancado quando se aumenta a demanda dessa commoditie.

 

Bons trades!


Gostou ? Compartilhe !