Análise TOTVS 1T19

Gostou ? Compartilhe !

Índices para a TOTVS no 1T19

Planilha contendo índices de rentabilidade, endividamento, atividade, além do Demonstrativo de Resultado do Exercício e Balanço Patrimonial de diversos trimestres, além de 1T19.

 

Um pequeno resumo:

Rentabilidade: Margem Líquida sofre uma ligeira redução em relação ao 4T18 assim como o GAT (Giro do Ativo Total). Esses resultados são refletidos no ROA (rentabilidade do Ativo) e que juntando o MAF (Multiplicador de Alavancagem Financeira) obtemos o ROE (rentabilidade do capital próprio). O MAF está tímido mas apresenta uma ligeira alta (bem leve, aliás), para a composição do ROE o que podemos distinguir é que essa queda no ROE se dá pelo ROA (redução da Margem Líquida e do Giro do Ativo Total).

Endividamento e Liquidez: A Cobertura de Juros apresenta um valor razoável para o 1T19.  Liquidez Corrente quanto Liquidez Seca (que inclui o Estoque na composição do cálculo) estão mantidas em uma certa estabilidade acima da unidade.

Atividade: A atenção aqui está voltada para o Prazo Médio de Recebimento, que reflete o nível de cobrança da TOTVS e pela série histórica mostrada na tabela acima, podemos perceber que houve redução do valor. O que significa que a cobrança da TOTVS está se mostrando eficiente.


Gostou ? Compartilhe !